SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1Ethical reverberations of rust in Harun Farocki's cinema(Un)veiling images: derivations on the look in the work of Amedeo Modigliani author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

On-line version ISSN 2176-4891

Abstract

OLIVEIRA, Marisa Terezinha Garcia de  and  FROEMMING, Liliane Seide. A visão da adormecida no filme O espelho de Tarkovski. Trivium [online]. 2019, vol.11, n.1, pp. 61-70. ISSN 2176-4891.  http://dx.doi.org/10.18379/2176-4891.2019v1p.61.

O o ensaio de Starobinski La vision de la dormeuse, sobre a obra pictórica The Nightmare (Füssli, 1792), provocou-nos uma experiência de fluxo de elementos visuais de e para a cena da levitação de Maria no filme O espelho de Tarkovski (1974). Propomos que estcena seria uma imagem que se desdobra para além da sua própria visibilidade num campo de olhar em que condições de aparição da aura poderiam configurar-se como teorizado por Walter Benjamin. São discutidas aproximações entre a imagens poéticas de Tarkovski e sensações de déjà vu e reminiscências que Freud atribui ao contato com fantasias inconscientes produzindo angústia.

Keywords : PSICANÁLISE; PESADELO; ANDREI TARKOVSKI; CINEMA; BENJAMIN; WALTER.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License