SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1A visão da adormecida no filme O espelho de TarkovskiDa queda livre ao encontro com o outro nas redes sociais: um estudo do narcisismo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

versão On-line ISSN 2176-4891

Resumo

FREITAS, Ariane Santellano de  e  SOUSA, Edson Luiz André. (Des)velar imagens: derivações sobre o olhar na obra de Amedeo Modigliani. Trivium [online]. 2019, vol.11, n.1, pp. 71-84. ISSN 2176-4891.  http://dx.doi.org/10.18379/2176-4891.2019v1p.71.

Neste artigo, procuramos refletir acerca da questão do olhar no tocante aos campos da psicanálise e da arte. Para tanto, partimos dos questionamentos produzidos pelo encontro com a obra do pintor italiano Amedeo Modigliani, na qual a representação do buraco nos olhos desvela algumas inquietações acerca do olhar. Nesse sentido, as pinturas do artista convocam a nos debruçarmos sobre imagens construídas para perceber o fora de lugar que é o inconsciente. Discorremos, ainda, sobre o efeito unheimlich, ao sublinhar que o buraco nos olhos nas pinturas de Modigliani faz pulsar o assombro do estranho na categoria do olhar.

Palavras-chave : PSICANÁLISE; ARTE; OLHAR; UNHEIMLICH; MODIGLIANI.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License