SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1(Un)veiling images: derivations on the look in the work of Amedeo ModiglianiNotes on sexuation from the movie The Lobster author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

On-line version ISSN 2176-4891

Abstract

PIZZIMENTI, Enzo Cléto; SILVA, Isis Graziele Da  and  ESTEVAO, Ivan Ramos. Da queda livre ao encontro com o outro nas redes sociais: um estudo do narcisismo. Trivium [online]. 2019, vol.11, n.1, pp. 85-98. ISSN 2176-4891.  http://dx.doi.org/10.18379/2176-4891.2019v1p.85.

Um dos efeitos do avanço da psicanálise no campo social é a apropriação de termos psicanalíticos pelo discurso leigo. Um exemplo é a indicação de que o uso contemporâneo das redes sociais seria narcisista. No intuito de verificar a pertinência teórico-clínica do uso corrente desse termo, o presente artigo tem o objetivo de resgatar a noção freudiana de narcisismo, para, a partir disso, ponderar se a utilização do termo para caracterizar a utilização das redes sociais é compatível com a sua compreensão psicanalítica. Fez-se uso da análise de um episódio da série Black Mirror.

Keywords : NARCISISMO; PSICANÁLISE; REDE SOCIAL; BLACK MIRROR.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License