SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1Of the free fall to the encounter with the other in the social networks: a narcissism's study(Im)possibility of drive investment at work: a case study in clinical work author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

On-line version ISSN 2176-4891

Abstract

RABELO, Fabiano Chagas; MARTINS, Karla Patrícia Holanda  and  DANZIATO, Leonardo José Barreira. Notas sobre a sexuação a partir do filme O Lagosta. Trivium [online]. 2019, vol.11, n.1, pp. 99-112. ISSN 2176-4891.  http://dx.doi.org/10.18379/2176-4891.2019v1p.99.

Comenta-se o filme O lagosta como via de investigação da fórmula da sexuação. Interrogam-se tanto a função do falo na modulação de uma tomada de posição frente à diferença sexual, como as consequências da incidência do discurso do capitalista nesse processo. Para isso, trazem-se à baila as contribuições freudianas e lacanianas sobre a perversão e a crítica feita à psicanálise pela queer theory. Na conclusão, ressalta-se uma inconsistência radical no asseguramento de uma identidade sexual e, como seu correlato, a persistência no laço social de um mal-estar irredutível. Problematiza-se ainda a função do amor como suplência da não relação sexual.

Keywords : PSICANÁLISE; SEXUAÇÃO; DISCURSO DO CAPITALISTA; PERVERSÃO; QUEER THEORY.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License