SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2O trabalho do filmeContrapontos entre Psicanálise e Medicina no Hospital Oncológico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

versão On-line ISSN 2176-4891

Resumo

FIGUEIREDO, Franciana  e  KLAUTAU, Perla. O sujeito à mercê do mercado: desamparo e precarização das relações de trabalho. Trivium [online]. 2019, vol.11, n.2, pp. 146-155. ISSN 2176-4891.  http://dx.doi.org/10.18379/2176-4891.2019v2p.146.

O objetivo principal deste artigo é construir uma discussão sobre as relações de trabalho tendo como pano de fundo um cenário de desamparo provocado pelos efeitos do neoliberalismo. A flexibilidade imposta pelo mercado, acompanhada da perda de direitos e estabilidade, traz consigo exigências constantes de produtividade que, por sua vez, engendram uma situação constante de vulnerabilidade. Tendo esse contexto delineado, o processo de precarização dos laços nas relações de trabalho e conceito de desamparo na teoria freudiana serão examinados com o intuito de tecer considerações sobre o trabalhador-empresa, ideia difundida pelo modelo neoliberal como o paradigma de realização profissional.

Palavras-chave : TRABALHO; DESAMPARO; VULNERABILIDADE; NEOLIBERALISMO; PSICANÁLISE.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License