SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Ritmos e NTIC: sincronicidade do vínculo, assincronicidade dos sujeitos“Elas não querem ser mães”: algumas reflexões sobre a escolha pela não maternidade na atualidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

versão On-line ISSN 2176-4891

Resumo

LAVOR FILHO, Tadeu Lucas de; HOLANDA, Rochelly Rodrigues; VALE, Carlos André Silva do  e  GOMES FILHO, Antoniel dos Santos. Homem moderno e mal-estar na Era da informação: um ensaio à luz da psicanálise. Trivium [online]. 2019, vol.11, n.2, pp. 173-185. ISSN 2176-4891.  http://dx.doi.org/10.18379/2176-4891.2019v2p.173.

A condição humana permanece em voga na contemporaneidade, tendo em vista que o debate sobre sua construção social desvela a metamorfose do homem civilizado. Em uma modernidade permeada por tecnologias e meios de comunicação ubíquos e, ao mesmo tempo, circunscrita nos ditames da ciência, segundo a qual o sujeito moderno é constituído. A psicanálise apresenta o conceito de mal-estar como aparato as condições civilizatórias ao desamparo do homem moderno. Por meio das concepções psicanalíticas e sociológicas, esse ensaio teórico tem como objetivo buscar conexões e rupturas entre as condições do homem moderno e o mal-estar de viver na coletividade na Era da informação.

Palavras-chave : Era da Informação; Mal-estar; Modernidade; Psicanálise.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License