SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2“Elas não querem ser mães”: algumas reflexões sobre a escolha pela não maternidade na atualidadeAmizade, alteridade e o estranho: uma leitura das cartas de Freud a Fliess índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

versão On-line ISSN 2176-4891

Resumo

SILVA, Paloma Vieira  e  MUNOZ, Nuria Malajovich. Em trânsito pelo simbólico: o adolescente e a subjetividade em rede. Trivium [online]. 2019, vol.11, n.2, pp. 198-207. ISSN 2176-4891.  http://dx.doi.org/10.18379/2176-4891.2019v2p.198.

Apresentamos os resultados de uma pesquisa exploratória que tem por objetivo conhecer as diferentes apresentações da vivência da adolescência assumidas na atualidade, partindo de uma ferramenta de escrita atual, o blog. Interrogamos as incidências de um novo tipo de laço, horizontal e pluralizado, na vida dos jovens e na prática clínica. Se, por um lado, o modo de escrita assumido pelos jovens denota a insuficiência do simbólico para situar as questões da existência, ele sinaliza, ao mesmo tempo, pistas de orientação que podem nortear o trabalho clínico com jovens e adolescentes na atualidade.

Palavras-chave : ADOLESCÊNCIA; PSICANÁLISE; ESCRITA; CONTEMPORANEIDADE.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License