SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1"O que é ser mulher?" - entre o enigma e o desamparoBreve nota sobre o masculino e o feminino em Alain Didier-Weill índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

versão On-line ISSN 2176-4891

Resumo

VIEIRA, Milla Maria de Carvalho Dias  e  MOREIRA, Ana Cleide Guedes. Ideais culturais e o tornar-se mulher: a cultura na constituição da feminilidade. Trivium [online]. 2020, vol.12, n.1, pp. 14-28. ISSN 2176-4891.  http://dx.doi.org/10.18379/2176-4891.2020v1p.14.

Este artigo aborda a importância dos ideais culturais no processo de constituição da feminilidade e na criação de um padrão de normalidade para as mulheres na modernidade. Desde os séculos XVIII e XIX, surgiu um novo ideal de feminilidade: o de mulher dedicada à maternidade e submissa ao desejo do marido. Rousseau é considerado o principal autor desse novo ideal que serviu de possibilidade identificatória às pulsões, contribuindo para o modo de subjetivação das mulheres. Com esse novo modelo de feminilidade, há a conflituosa relação entre a moral estabelecida por esse ideal e a pulsão sexual, ocasionando neuroses.

Palavras-chave : FEMINILIDADE; PSICANÁLISE; IDEAIS; ROUSSEAU.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License