SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1O que Schreber ensina sobre a Masculinidade na Psicose?O retorno da poesia como resposta à contradição do sujeito da ciência: Freud, cientista do possível, poeta do impossível índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

versão On-line ISSN 2176-4891

Resumo

NESPOLI, Natália Salviato; VIEIRA, Bárbara Moreira; BERTOLDI, Luisa Falcheto  e  PAIVA, Mariana Passamani. A penectomia e seus efeitos sobre a questão da masculinidade. Trivium [online]. 2020, vol.12, n.1, pp. 53-67. ISSN 2176-4891.  http://dx.doi.org/10.18379/2176-4891.2020v1p.53.

O presente estudo discutirá algumas implicações da penectomia parcial ou total sobre a masculinidade, a fim de analisar de que forma tal amputação poderá impactar o homem. Para tal, fez-se uso de referencial psicanalítico, abordando conceitos como corpo pulsional, sexualidade, complexos de Édipo e castração, e as identificações na constituição da subjetividade balizadas pela cultura. Através de revisão bibliográfica, buscou-se lançar luz sobre a importância do pênis e a significação do primado do falo, compreendendo que a retirada do órgão pode gerar uma ferida identitária, a dessexualização do contato com mulheres e uma dificuldade no redirecionamento da sexualidade.

Palavras-chave : PENECTOMIA; PSICANÁLISE; MASCULINIDADE; CORPO; CÂNCER.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License