SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Le retour de la poésie en réponse à la contradiction du sujet scientifique: Freud, scientifique du possible, poète de l'impossibleO mal-estar na cultura e a função paterna no princípio, agora e sempre índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

versión On-line ISSN 2176-4891

Resumen

CAMARGO, Selma de Abreu  y  FERREIRA, Nadiá Paulo. O estranho na obra de Sigmund Freud e no ensino de Jacques Lacan. Trivium [online]. 2020, vol.12, n.1, pp. 81-94. ISSN 2176-4891.  http://dx.doi.org/10.18379/2176-4891.2020v1p.81.

Este artigo apresenta uma homenagem aos cem anos de publicação do texto Das Unheimliche (1919), de Sigmund Freud. Nesse texto, rico em conceitos psicanalíticos, Freud faz diversas referências literárias, mitológicas, clínicas, relata algumas experiências pessoais e abre um amplo leque de questões para aprofundamento e reflexão. Ele vai além das questões estéticas e do efeito sobrenatural, ilustrando, com essas referências, toda a dinâmica do inconsciente. Nesse ensaio ele parte dos diversos sentidos da palavra alemã Heimlich (familiar), para demonstrar a sua ambivalência. Esses sentidos antitéticos remetem para a constelação semântica de íntimo, familiar, desconhecido e estranho.

Palabras clave : ESTRANHO; DUPLO; ANGÚSTIA; LITERATURA; PSICANÁLISE.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License