SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número especialA História resiste onde a Psicanálise insiste: diálogos entre dois campos que investigam o passadoA Policlínica de Berlim: utopia freudiana? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

versão On-line ISSN 2176-4891

Resumo

LIEBERMANN, Guido. Episódios da psicanálise em Israel No alvorecer do movimento freudiano na Palestina britânica (1918-1948). Trivium [online]. 2020, vol.12, n.spe, pp. 38-49. ISSN 2176-4891.

Somente a partir de 1918, após a chegada dos britânicos à Palestina e a instauração do estado de direito, a psicanálise encontrou as condições para sua transmissão naquele país. Foi Dorian Feigenbaum quem, em 1921, lançou as bases para o futuro movimento freudiano na Palestina, e depois em Israel, liderado a partir de 1933 por Moshe Wulff, Max Eitingon e por outros psicanalistas que haviam fugido do nazismo na Europa. Porém, tivemos que esperar o ano de 1925 para que a obra de Freud entrasse definitivamente nos círculos dos intelectuais de língua hebraica do país: no dos pedagogos, e muito particularmente no dos kibutzim do movimento Hashomer Hatzair, para quem Freud e a psicanálise será uma referência importante.

Palavras-chave : IMIGRAÇÃO PSICANALÍTICA; A RESISTÊNCIA À PSICANÁLISE; UNIVERSIDADE HEBRAICA DE JERUSALEM; EDUCAÇÃO COLETIVA NO KIBUTZ.

        · resumo em Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License