SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número especialA Policlínica de Berlim: utopia freudiana?Da presunção de inocência à presunção de culpa - Psicanálise e Direito na era do despedaçamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

versão On-line ISSN 2176-4891

Resumo

SOUZA JR., Paulo Sérgio de. A psicanálise e seu calão: os efeitos da boca pra fora. Trivium [online]. 2020, vol.12, n.spe, pp. 57-62. ISSN 2176-4891.

Dada a estreita relação entre o campo psicanalítico e outras disciplinas, a psicanálise, desde Freud, sempre se valeu de saberes de outras áreas para prestar contas de seu próprio objeto. Sabe-se, em contrapartida, das influências que o alastramento do saber analítico provocou nos estudos desenvolvidos em outros domínios; e isso notadamente após Lacan, cuja obra encontrou especial inserção nos mais variados círculos acadêmicos e suas respectivas áreas de pesquisa. Dito isso, este artigo propõe uma breve discussão a respeito da relação entre psicanálise e linguística, sobretudo para pensar os possíveis ecos da primeira sobre a segunda.

Palavras-chave : FREUD; LACAN; PSICANÁLISE; LINGUÍSTICA.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License