SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Do sujeito d'efeito de linguagem ao efeito do poético: psicanálise e linguagemO processo de socialização e o papel atual do psicanalista como parceiro da família e da escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

versão On-line ISSN 2176-4891

Resumo

JUNIOR, Milton Carvalho de Sousa  e  SALES, Elielson Ribeiro de. Educando pela diferença: a importância do professor com deficiência em sala de aula. Trivium [online]. 2020, vol.12, n.2, pp. 60-73. ISSN 2176-4891.  http://dx.doi.org/10.18379/2176-4891.2020v2p.60.

A presente pesquisa tem por objetivo apontar dentre os vários vieses da proposta de um ensino escolar inclusivo, um caminho excludente: o do professor com deficiência e sua não inserção no ambiente educacional. Mais ainda, mostrar o quão importante pode ser sua representatividade ante o ambiente escolar e a sociedade, como fator e sujeito motivador, para professores e estudantes, com ou sem deficiência, aliando sua subjetividade, experiências de vida e formação à teoria e prática docente, além de seu papel fundamental para construção de estratégias educacionais com vistas à inserção em sala de aula de alunos que necessitam de assistência diferenciada.

Palavras-chave : Professor com deficiência; Subjetividade; Inclusão escolar; Experiências de vida.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License