SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Educating for difference: the importance of the teacher with disability in the classroomThe oral stories of commn life in the cultural and political diaspora of Mother Africa at Mangueira author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

On-line version ISSN 2176-4891

Abstract

LOPES, Rosa Guedes  and  SADALA, Maria da Glória Schwab. O processo de socialização e o papel atual do psicanalista como parceiro da família e da escola. Trivium [online]. 2020, vol.12, n.2, pp. 74-85. ISSN 2176-4891.  http://dx.doi.org/10.18379/2176-4891.2020v2p.74.

Os ideais de liberdade e igualdade caracterizaram a modernidade, dando lugar ao surgimento de movimentos que aceleraram a mudança dos costumes e valores orientadores do laço social. A entrada da mulher no mercado de trabalho levou à substituição precoce dos laços libidinais familiares do bebê, responsáveis pela socialização primária. O slogan "é proibido proibir" produziu uma aspiração a um gozo ilimitado da vida e à confusão entre a operação do recalque (Verdrängung) e a repressão moral ao usufruto do corpo e do prazer. Cabe ao psicanalista distinguir desejo e gozo e reincluir o Nome-do-Pai nos discursos referentes aos processos de socialização.

Keywords : Psicanálise; Educação; Socialização primária; Socialização secundária; Desejo do analista.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License