SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Educando pela diferença: a importância do professor com deficiência em sala de aulaAs histórias orais da vida comum da diáspora cultural e política da Mãe África na Mangueira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

versão On-line ISSN 2176-4891

Resumo

LOPES, Rosa Guedes  e  SADALA, Maria da Glória Schwab. O processo de socialização e o papel atual do psicanalista como parceiro da família e da escola. Trivium [online]. 2020, vol.12, n.2, pp. 74-85. ISSN 2176-4891.  http://dx.doi.org/10.18379/2176-4891.2020v2p.74.

Os ideais de liberdade e igualdade caracterizaram a modernidade, dando lugar ao surgimento de movimentos que aceleraram a mudança dos costumes e valores orientadores do laço social. A entrada da mulher no mercado de trabalho levou à substituição precoce dos laços libidinais familiares do bebê, responsáveis pela socialização primária. O slogan "é proibido proibir" produziu uma aspiração a um gozo ilimitado da vida e à confusão entre a operação do recalque (Verdrängung) e a repressão moral ao usufruto do corpo e do prazer. Cabe ao psicanalista distinguir desejo e gozo e reincluir o Nome-do-Pai nos discursos referentes aos processos de socialização.

Palavras-chave : Psicanálise; Educação; Socialização primária; Socialização secundária; Desejo do analista.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License