SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Perfume: A História de um Assassino: Uma análise fundamentada na teoria de Winnicott índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

versão On-line ISSN 2176-4891

Resumo

VELASCO, Leonardo Bastos  e  COSTA, Ana. Filme marcado para morrer: cinema, experiência e transmissão. Trivium [online]. 2021, vol.13, n.1, pp. 3-13. ISSN 2176-4891.  http://dx.doi.org/10.18379/2176-4891.2021v1p.3.

Em 1964, o cineasta Eduardo Coutinho se lança no sertão nordestino para realizar um filme sobre o assassinato de João Pedro Teixeira, líder das Ligas Camponesas, que reivindicavam melhores condições de trabalho. Com o golpe militar, a ficção foi interrompida, sendo retomada anos depois quando o cineasta vai ao encontro dessas pessoas que foram perseguidas pela ditadura e produz o que se tornou um dos maiores documentários brasileiros,"Cabra marcado para morrer". A partir da produção do filme, busca-se, com as referências de Freud e Lacan, extrair elementos que concernem à transmissão e experiência, perspectivando uma interlocução com Walter Benjamin.

Palavras-chave : PSICANÁLISE; CINEMA; EXPERIÊNCIA; TRANSMISSÃO.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License