SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Filme marcado para morrer: cinema, experiência e transmissãoAs horas: o beijo e a morte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

versão On-line ISSN 2176-4891

Resumo

MARQUES, Thiago. Perfume: A História de um Assassino: Uma análise fundamentada na teoria de Winnicott. Trivium [online]. 2021, vol.13, n.1, pp. 14-28. ISSN 2176-4891.  http://dx.doi.org/10.18379/2176-4891.2021v1p.13.

O presente trabalho apresenta uma análise referenciada na teoria de Winnicott acerca de Jean-Baptiste, protagonista de "Perfume: A história de um assassino". Conceitos winnicottianos sobre o desenvolvimento psicoemocional saudável e psicopatológico e sobre a importância dos cuidados ambientais foram utilizados na análise. Verificou-se que a teoria winnicottiana aponta as conquistas necessárias para que haja um desenvolvimento saudável, indica possíveis complicadores e demonstra a importância de um ambiente capaz de reconhecer o indivíduo e de fornecer cuidados adequados. Além disso, a aplicação destes conceitos no estudo de personagens em obras cinematográficas pôde servir como instrumento para análises teórico-conceituais da teoria psicanalítica.

Palavras-chave : PSICANÁLISE; WINNICOTT; DESENVOLVIMENTO; CINEMA.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License