SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1O vento, a voz, a velha: imagens que dialogam com a constituição do sujeito em psicanáliseViolência-corpo: incorporações em pintura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

versão On-line ISSN 2176-4891

Resumo

MARCOS, Cristina Moreira; PINTO, Beatriz Bissoli Laranja Gouvéa; RATTON, Clara Matos  e  LOPES, Lucas Anselmo Polido. Retratos de família: as diversas faces da maternidade na literatura e no cinema. Trivium [online]. 2021, vol.13, n.1, pp. 55-68. ISSN 2176-4891.  http://dx.doi.org/10.18379/2176-4891.2021v1p.55.

Para a psicanálise, a maternidade ultrapassa a biologia e a procriação. O desejo de ter um filho adquire diferentes sentidos para diferentes mulheres. A criança não completa integralmente a mãe e há que se perguntar que lugar a criança ocupa no inconsciente materno. Interessa-nos investigar as diferentes posições da mãe em relação à criança e os impasses próprios a cada uma nesta relação. Escolhemos dois livros e um filme que nos dão a ver três faces da maternidade. Três operadores - amor, desejo e gozo - orientam-nos em nossas leituras.

Palavras-chave : MATERNIDADE; CRIANÇA; AMOR; DESEJO; GOZO.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License