SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2O insuportável do enigma feminino em um caso de autolesão na adolescência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

versão On-line ISSN 2176-4891

Resumo

HENTZ, Rita  e  KUPERMANN, Daniel. O lugar atribuído aos pais no sofrimento do adolescente. Trivium [online]. 2021, vol.13, n.2, pp. 3-20. ISSN 2176-4891.  http://dx.doi.org/10.18379/2176-4891.2021v2p.3.

Por meio de uma pesquisa qualitativa, buscou-se investigar que lugar os adolescentes atribuem às figuras parentais no seu sofrimento psíquico. Participaram do estudo quatro jovens com idades entre 16 e 19 anos por meio de uma entrevista e o material coletado foi analisado através do método de Análise Interpretativa proposto por Frederick Erickson e interpretado a partir da teoria psicanalítica. As narrativas dos participantes resultaram no desenvolvimento das seguintes asserções: "A confusão de línguas entre os adolescentes e seus pais versus conflitos geracionais" e "A carência de relações significativas entre pares na adolescência", que propõem uma reflexão sobre as relações entre pais e filhos na adolescência.

Palavras-chave : ADOLESCÊNCIA; PSICANÁLISE; PAIS; CONFUSÃO DE LÍNGUAS; PAIS; CONFLITOS GERACIONAIS.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License