SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2O lugar atribuído aos pais no sofrimento do adolescenteUma abordagem psicanalítica do casal familiar em disputa judicial em torno da criança índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

versão On-line ISSN 2176-4891

Resumo

AMARAL, Rebeca Espinosa Cruz  e  COUTINHO, Luciana Gageiro. O insuportável do enigma feminino em um caso de autolesão na adolescência. Trivium [online]. 2021, vol.13, n.2, pp. 21-36. ISSN 2176-4891.  http://dx.doi.org/10.18379/2176-4891.2021v2p.21.

Este artigo construiu-se a partir do estudo do caso de uma adolescente que se autolesionava, prática cada vez mais notável entre adolescentes, sobretudo meninas. Analisando a singularidade do agir no caso, extrai questões concernentes a sua relação com a mãe e ao enigma do feminino, trazidas inicialmente através de queixas à mãe, que puderam ao longo do atendimento se desvelar em uma demanda de amor formulada em nome próprio. Visa, portanto, trazer aportes teóricos sobre o tornar-se mulher na adolescência e suas possíveis relações com as autolesões praticadas por meninas através da análise do caso articulada a uma revisão bibliográfica.

Palavras-chave : AUTOLESÃO; ADOLESCÊNCIA; FEMININO.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License