SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2The unbearable female enigma in a case of self-injury in adolescenceFor an erotica of the end: mourning in the context of the COVID-19 pandemic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

On-line version ISSN 2176-4891

Abstract

BRANDAO, Eduardo Ponte. Uma abordagem psicanalítica do casal familiar em disputa judicial em torno da criança. Trivium [online]. 2021, vol.13, n.2, pp. 37-48. ISSN 2176-4891.  http://dx.doi.org/10.18379/2176-4891.2021v2p.37.

O atendimento às famílias em situação de conflito judicial é de tamanha complexidade que exige uma interpretação para além do campo do direito, para a qual a psicanálise pode proporcionar grandes contribuições. O entusiasmo de Freud em relação ao recasamento não se aplica ao nosso tempo, sobretudo, diante dos casos de famílias divorciadas e recompostas que disputam judicialmente os seus filhos. A noção de casal familiar em Lacan fornece subsídios para a interpretação e o atendimento de famílias em litígio, cuja dialética do desejo e de gozo fornece as pistas para a união e a desunião do casal que deu origem à criança.

Keywords : CASAL FAMILIAR; LITÍGIO; PAI; MÃE; CRIANÇA.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License