SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número especialLiderazgo femenino en misiones de mantenimiento de la paz de la ONUBolsonarismo e a psicologia das massas 100 anos depois índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Trivium - Estudos Interdisciplinares

versión On-line ISSN 2176-4891

Resumen

QUINET, Antonio. A sociedade escópica e o estado digital. Trivium [online]. 2022, vol.14, n.spe, pp. 103-112. ISSN 2176-4891.

Este artigo aborda a psicologia das massas na era digital a partir do conceito de "sociedade escópica" desenvolvido pelo autor em seu livro Um olhar a mais, que é a conjunção da "sociedade do espetáculo" (Debord) com a "sociedade disciplinar" (Foucault) à luz da pulsão escópica (Freud) e do olhar como objeto a (Lacan). A sociedade escópica se concretiza nas redes sócias, promovendo uma bigbrotherização do mundo onde todos são transparentes e vigiados por um Outro anônimo e também alvos de propagandas comerciais e políticas. No posto de comando encontra-se o lugar topológico do objeto Mais-de-olhar, o qual pode ser ocupado por qualquer um para todos os fins.

Palabras clave : PSICOLOGIA DAS MASSAS; SOCIEDADE DE ESCÓPICA; SOCIEDADE DISCIPLINAR; SOCIEDADE DE ESPETÁCULO; MAIS-DE OLHAR.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Francés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License