SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue2A study on guardianship council about practices of sexual violenceThe psychological record as a resource for research and practice: rethinking the professional competence training author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia e Saúde

On-line version ISSN 2177-093X

Abstract

FERNANDES, Raquel Brondísia Panizzi  and  MARASCHIN, Cleci. Com-partilhando inscrições: experiências de oficinas em curso. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2012, vol.4, n.2, pp. 126-134. ISSN 2177-093X.

Este artigo apresenta uma pesquisa-intervenção realizada no Bairro Lomba do Pinheiro em Porto Alegre/Brasil mediante o desenvolvimento de oficinas com usuários e trabalhadores do Programa de Saúde da Família (PSF). Buscou-se analisar como a produção de inscrições (gráficas, fotográficas e videográficas) é potente para explicitar redes de conversações e modular o conversar configurando novas distinções cognitivas e emocionais entre os participantes. As inscrições demarcam um espaço/tempo que visibiliza modos de viver/conviver no território. Delineado como um estudo de natureza qualitativa, a Oficina do Percurso viabilizou o encontro dos participantes com as inscrições. Seguindo o curso por caminhos fluidos, apresentamos por meio da experiência momentos de problematização coletiva resultando no compartilhamento de ações rumo à cognição inventiva. O recorte aqui apresentado faz parte da dissertação de mestrado, de autoria da primeira autora, orientada pela segunda, no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da UFRGS.

Keywords : Inscrições; Tecnologias da informação e comunicação; Oficina; Percepção.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese