SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Com-partilhando inscrições: experiências de oficinas em cursoCaracterísticas sociocomportamentais de homens e mulheres portadores de HIV/AIDS com 50 anos ou mais do sul do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

BARLETTA, Janaína Bianca et al. O prontuário psicológico como recurso para pesquisa e atuação: repensando a formação da competência profissional. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2012, vol.4, n.2, pp. 135-142. ISSN 2177-093X.

O registro em prontuário possibilita o planejamento de uma intervenção adequada e é uma fonte de informações para pesquisas. Apesar de o registro ser uma das competências do psicólogo, em geral, este é feito de forma precária. Com objetivo de descrever como esse registro tem sido efetuado em uma clínica-escola de psicologia do estado de Sergipe foi realizada análise retrospectiva documental de 119 prontuários referente aos anos de 2009 e 2010. Como resultados foi possível caracterizar a clientela atendida e propor novas formas de intervenção. Porém, os prontuários revisados apresentaram diversos problemas em seus registros, classificados conforme sua natureza e agrupados em sete categorias de problemas: folha de resumo, diferentes informações, assinaturas, falta de informações, folha de encerramento, caligrafia e falta de documentação. Ao final, conclui-se que o registro é uma dificuldade que ocorre desde a formação, sendo necessário repensar formas de desenvolvimento desta competência.

Palavras-chave : Prontuário psicológico; Recurso para pesquisa e atuação; Formação; Competência profissional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português