SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Lo registro psicológico como un recurso para la investigación y la práctica: repensando la formación de competencias profesionalesTensiones entre el diagnóstico psiquiátrico y las construcciones de identidad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia e Saúde

versión On-line ISSN 2177-093X

Resumen

DE PAULACOUTO, Maria Clara P; PRATI, Laíssa Eschiletti  y  KOLLER, Sílvia H. Características sociocomportamentais de homens e mulheres portadores de HIV/AIDS com 50 anos ou mais do sul do Brasil. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2012, vol.4, n.2, pp. 143-151. ISSN 2177-093X.

Características sociocomportamentais de homens e mulheres portadores de HIV/AIDS com 50 anos ou mais do sul do Brasil são apresentadas. Participaram 104 portadores de HIV/AIDS recrutados em centros de saúde que responderam a um questionário sobre características sociodemográficas, infecção pelo HIV, conhecimentos sobre HIV/AIDS, comportamento sexual e uso de substâncias. Conduziram-se análises bivariadas para verificar associações entre as variáveis estudadas e o sexo. Mulheres reportaram menor renda, menos anos de estudo e status inativo de trabalho do que homens. Homens reportaram mais ser solteiros e mulheres, casadas/viúvas. Relações sexuais foram a principal via de infecção. Homens iniciaram a vida sexual mais cedo, tiveram mais parceiros sexuais casuais no último ano e mais episódios de DSTs. Mulheres reportaram mais não terem usado o preservativo na última relação. Homens e mulheres têm características diferentes que os mantêm vulneráveis à infecção. Mulheres estão mais expostas a fatores sociais e homens, a fatores comportamentais.

Palabras clave : HIV; AIDS; Saúde do adulto; Comportamento sexual; Características da população.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués