SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Tensões entre diagnóstico psiquiátrico e construções identitáriasDiagnóstico da doença de Alzheimer na população brasileira: um levantamento bibliográfico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

YAMADA, Alice Iwa Silva  e  ROCHA-COUTINHO, Maria Lúcia. "Novas" formas de masculinidade?: O jovem carioca de classe média morador da barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2012, vol.4, n.2, pp. 161-169. ISSN 2177-093X.

As profundas e rápidas transformações por que vêm passando as identidades de gênero nas últimas décadas fizeram emergir o que alguns autores vêm denominando o "novo" homem, alguém que ainda oscila entre valores modernos e arcaicos. Objetivando melhor entender esse "novo" homem, foram entrevistados 4 jovens de classe média da Barra da Tijuca, solteiros, sem filhos, com idades entre 25 e 35 anos e nível superior completo. As entrevistas foram gravadas e transcritas na íntegra e os textos resultantes submetidos a uma análise de discurso a partir das seguintes categorias: Ser Homem; Ser Mulher; Sexualidade; Cuidados Estéticos; Relacionamentos Afetivos; e Trabalho. Apresentamos aqui os resultados relativos à primeira categoria, que reforçam a idéia de que, apesar de estarem assimilando novos valores e, desse modo, estarem construindo novas formas de masculinidade, nossos entrevistados continuam presos, em maior ou menor grau, a antigos valores que ainda se fazem presentes no discurso social.

Palavras-chave : Masculinidade; Identidade; Contemporaneidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português