SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2¿"Nuevas" formas de masculinidad?: El joven carioca de clase media que vive en barra da Tijuca, Rio de Janeiro índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia e Saúde

versión On-line ISSN 2177-093X

Resumen

GONCALVES, Endy-Ara Gouvea  y  CARMO, João dos Santos. Diagnóstico da doença de Alzheimer na população brasileira: um levantamento bibliográfico. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2012, vol.4, n.2, pp. 170-176. ISSN 2177-093X.

No Brasil a Doença de Alzheimer (DA) é responsável por 50% a 60% dos casos de demência nas pessoas idosas. O presente estudo se propõe a levantar e analisar informações acerca do diagnóstico da DA na literatura com os descritores: Demência Senil, Diagnóstico, Doença de Alzheimer, e seus equivalentes em inglês nos bancos de dados eletrônicos Scielo, Periódicos CAPES, Web of Science, Pepsic e PsychInfo. Buscou-se identificar as lacunas no conhecimento sobre o diagnóstico da DA, bem como indicar possíveis caminhos na tentativa de se compreender a DA na nossa população. Constatou-se que há poucos estudos que examinam a DA na população brasileira. Observou-se também a falta de homogeneização conceitual das pesquisas e padronização dos procedimentos e instrumentos utilizados por especialistas da gerontologia.

Palabras clave : Demência senil; Diagnóstico; Doença de Alzheimer; Idosos; Neuropsicologia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués