SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue1Health in Brazil, dilemmas and challenges faced by the brazilian Public Health SystemPsychology and health as field questions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia e Saúde

On-line version ISSN 2177-093X

Abstract

NEUMANN, Solange Maria Freire  and  DIAS, Cristina Maria de Souza Brito. Doença de Alzheimer: o que muda na vida do familiar cuidador?. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2013, vol.5, n.1, pp. 10-17. ISSN 2177-093X.

Este artigo enfoca as mudanças psicossociais que ocorreram na vida de familiares cuidadores de idosos com a doença de Alzheimer. Participaram desse estudo seis familiares cuidadores que foram recrutados em um hospital da rede pública. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual foi utilizada uma entrevista semi-estruturada que foi analisada de acordo com a técnica de Análise de Conteúdo Temática. Os resultados apontam que várias áreas da vida do familiar cuidador foram afetadas (familiar, social, cuidado com a saúde), o que, muitas vezes, exigiu renunciar ou adiar seus próprios projetos de vida. Sugerem ainda, que eles estão mais vulneráveis a sofrerem transtornos psíquicos, podendo haver um comprometimento também em sua saúde física.

Keywords : Doença de alzheimer; Familiar cuidador; Mudanças psicossociais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )