SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue1The role of analytical frame in hospital: possibilities and limitations of practiceSubjectivity processes of a team of oncology nursing author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia e Saúde

On-line version ISSN 2177-093X

Abstract

BARROS, Maria Mércia dos Santos; ARAUJO, Marley Rosana Melo  and  JOHANN, Rejane Lucia Veiga Oliveira. O cuidador merece cuidado: estudo sobre qualidade de vida em profissionais de saúde mental. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2013, vol.5, n.1, pp. 32-39. ISSN 2177-093X.

Este estudo foi realizado a fim de investigar a qualidade de vida no trabalho de profissionais da Saúde Mental. Para tal, utilizou-se o instrumento QVP-35 e um questionário sóciodemográfico e de características laborais. A amostra foi composta por 72 profissionais de duas instituições psiquiátricas da cidade de Aracaju/SE. Os participantes relataram uma jornada de até 90 horas por semana e o tempo de profissão variou entre 1 e 38 anos. No que se refere à qualidade de vida profissional, os profissionais afirmaram ter bastante Apoio Social, Recursos Relacionados ao Trabalho, Capacitação para o Trabalho, Motivação Intrínseca, Carga de Trabalho e Desconforto Relacionado ao Trabalho. Além disso, afirmaram ter pouco Apoio Organizacional e Qualidade de Vida no Trabalho. Conclui-se que há uma tendência ao adoecimento, indicando a necessidade de ações preventivas e interventivas que possibilitem melhoria da qualidade de vida profissional.

Keywords : Qualidade de vida no trabalho; Profissionais da saúde mental.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )