SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1O cuidador merece cuidado: estudo sobre qualidade de vida em profissionais de saúde mentalUm modelo de qualidade de vida de jovens de Hermosillo, Sonora, México índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

REZENDE, Maria Carolina Costa  e  FERREIRA NETO, João Leite. Processos de subjetivação na experiência de uma equipe de enfermagem em oncologia. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2013, vol.5, n.1, pp. 40-48. ISSN 2177-093X.

A enfermagem oncológica é uma especialidade que presta assistência às pessoas com neoplasias, tendo a morte e a terminalidade como companheiras no cotidiano de trabalho. Diante desse contexto, percebe-se que esses são assuntos que impactam diretamente os profissionais que, teoricamente, são considerados capacitados para atuarem nesse ambiente. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo que envolveu a equipe de enfermagem do ambulatório de oncologia de um hospital no município de Belo Horizonte/MG. Como método, utilizou-se observação e entrevistas semiestruturadas com oito membros da equipe, tendo a análise de conteúdo sido utilizada para examinar os dados obtidos. Conclui-se então que fatores como o vínculo do profissional com o paciente, a própria doença do câncer, a terminalidade, aspectos institucionais, entre outros, são importantes na manutenção da relação entre o profissional da enfermagem e o paciente. Todos esses pontos foram associados aos processos de subjetivação e considerados como elementos que propiciam a produção de subjetividade dentro do contexto analisado.

Palavras-chave : Enfermagem oncológica; Doente terminal; Processos de subjetivação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )