SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Processos de subjetivação na experiência de uma equipe de enfermagem em oncologiaComunicação em saúde da criança: estudo sobre a percepção de pediatras em diferentes níveis assistenciais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

QUINTANA, Jesús Tánori; NORIEGA, José Ángel Vera  e  WATANABE, Beatriz Yasuko Arita. Um modelo de qualidade de vida de jovens de Hermosillo, Sonora, México. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2013, vol.5, n.1, pp. 49-58. ISSN 2177-093X.

Com base no modelo homeostático de Cummins (1996) se propõe características de personalidade social acordes ao juízo de qualidade de vida para levantar a hipótese de que o sistema de equilíbrio tem lugar sob condições mínimas de renda e de outros elementos básicos de satisfação. O objetivo deste estudo é pesquisar o papel que jogam os recursos psicológicos e as premissas históricas e socioculturais na determinação da qualidade de vida desde o bem-estar pessoal e subjetivo. O modelo do estudo é experimental, transversal e de tipo correlacional-causal. A amostrar está conformada por 855 jovens estudantes de ensino médio. Os resultados confirmam que existem outras variáveis que intervém na percepção da qualidade de vida, a equação de regressão indica que as características de personalidade social, no seu conjunto, contribuem para a explicação com uma maior ponderação. Além disso, se confirma que as variáveis materiais, a renda e os utensílios se relacionam com o mecanismo homeostático. Pelo que se considera um modelo complementar, e por tanto amplia a explicação do referido construto.

Palavras-chave : Qualidade de vida; Premissas histórico sócio-culturais; Recursos psicológicos.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )