SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue1A quality of life model of young people from Hermosillo, Sonora, México author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia e Saúde

On-line version ISSN 2177-093X

Abstract

CRISTO, Lilian Meire de Oliveira de  and  ARAUJO, Tereza Cristina Cavalcanti Ferreira de. Comunicação em saúde da criança: estudo sobre a percepção de pediatras em diferentes níveis assistenciais. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2013, vol.5, n.1, pp. 59-68. ISSN 2177-093X.

Considerando que serviços de saúde diferentes engendram culturas específicas as quais influenciam o modo de interagir e se comunicar, foi realizado um estudo comparativo em dois níveis assistenciais no campo da Saúde da Criança. Para tanto, entrevistaram-se pediatras em um centro de saúde e um hospital, visando descrever, analisar e compreender suas percepções acerca da comunicação na tríade médico-paciente-acompanhante. Identificaram-se fatores facilitadores e perturbadores da comunicação; estratégias para lidar com dificuldades; participação do acompanhante e do paciente na consulta; rotina de atendimento e influência de aspectos institucionais. Os resultados evidenciaram que os profissionais atuam a partir de uma concepção sobre o perfil de cada instituição. Assim, na atenção básica, enfatizaram o acolhimento e a participação do paciente, ao passo que, em média e alta complexidade, destacaram a realização de exames e a presença do acompanhante. Recomendam-se mais pesquisas sobre o tema, em especial com uso de metodologia observacional.

Keywords : Relação profissional-paciente pediátrico; Saúde da criança; Comunicação em saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )