SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Um modelo de qualidade de vida de jovens de Hermosillo, Sonora, México índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

CRISTO, Lilian Meire de Oliveira de  e  ARAUJO, Tereza Cristina Cavalcanti Ferreira de. Comunicação em saúde da criança: estudo sobre a percepção de pediatras em diferentes níveis assistenciais. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2013, vol.5, n.1, pp. 59-68. ISSN 2177-093X.

Considerando que serviços de saúde diferentes engendram culturas específicas as quais influenciam o modo de interagir e se comunicar, foi realizado um estudo comparativo em dois níveis assistenciais no campo da Saúde da Criança. Para tanto, entrevistaram-se pediatras em um centro de saúde e um hospital, visando descrever, analisar e compreender suas percepções acerca da comunicação na tríade médico-paciente-acompanhante. Identificaram-se fatores facilitadores e perturbadores da comunicação; estratégias para lidar com dificuldades; participação do acompanhante e do paciente na consulta; rotina de atendimento e influência de aspectos institucionais. Os resultados evidenciaram que os profissionais atuam a partir de uma concepção sobre o perfil de cada instituição. Assim, na atenção básica, enfatizaram o acolhimento e a participação do paciente, ao passo que, em média e alta complexidade, destacaram a realização de exames e a presença do acompanhante. Recomendam-se mais pesquisas sobre o tema, em especial com uso de metodologia observacional.

Palavras-chave : Relação profissional-paciente pediátrico; Saúde da criança; Comunicação em saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )