SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2De direito social a dispositivo de saúde: o trabalho na legislação de saúde vigente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

AOSANI, Tânia Regina  e  NUNES, Karla Gomes. A saúde mental na atenção básica: a percepção dos profissionais de saúde. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2013, vol.5, n.2, pp. 71-80. ISSN 2177-093X.

Estudo realizado em uma Unidade Básica de Saúde, localizada no Oeste de Santa Catarina com o objetivo de analisar a percepção dos profissionais de saúde sobre o atendimento em saúde mental, assim como as estratégias por eles desenvolvidas para lidar com as demandas desse campo no seu cotidiano de trabalho. Tendo a Análise do Discurso como perspectiva teórico-metodológica, optou-se como procedimento para o levantamento dos dados pela pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. Como resultado alcançado pode-se observar duas formas de perceber a saúde mental pelos participantes do estudo, uma que está presente em suas formas de atuação profissional enquanto trabalho desenvolvido na UBS, e outra, que se apresenta como uma nova percepção de saúde mental e de atendimento nesse campo de trabalho e que vem se constituindo através da experiência profissional dos mesmos.

Palavras-chave : Atenção básica de saúde; Reforma psiquiátrica; Profissionais de saúde; Saúde mental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )