SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2De direito social a dispositivo de saúde: o trabalho na legislação de saúde vigenteQualidade de vida e controle glicêmico do paciente portador de Diabetes Mellitus tipo 2 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

PASSANHA, Adriana; MARTINS, Ana Paula Bortoletto; SILVA, Ana Carolina Feldenheimer da  e  BENICIO, Maria Helena D'Aquino. Insatisfação com a imagem corporal no período pré-gestacional e fatores associados. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2013, vol.5, n.2, pp. 92-101. ISSN 2177-093X.

OBJETIVO: Identificar fatores associados à insatisfação com a imagem corporal reportada por mulheres no período pré-gestacional. MÉTODOS: Análise transversal de estudo de coorte de gestantes do Município de São Paulo. A percepção da imagem corporal foi avaliada pela Escala de Silhuetas. Foram obtidas características socioeconômicas, antropométricas, de estilo de vida e reprodutivas. A associação entre insatisfação com a imagem corporal e fatores de estudo foi analisada por modelos de regressão linear múltiplos hierárquicos. RESULTADOS: A maioria das mulheres estava satisfeita com sua imagem corporal; porém, 36,7% desejariam ser mais magras. Baixa escolaridade, prática de caminhada e aumento do Índice de Massa Corporal associaram-se à insatisfação com a imagem corporal, após ajuste para as variáveis incluídas no modelo múltiplo. CONCLUSÕES: Caracterizar diferentes determinantes da insatisfação com a imagem corporal é fundamental para formular intervenções no período pré-gestacional, visto que promover uma imagem corporal positiva nesse período contribuirá para gestações mais saudáveis.

Palavras-chave : Auto-imagem; Percepção; Imagem corporal; Mulheres; Gravidez.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )