SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue2Body image dissatisfaction in pre-gestational period and associated factorsKnowledge, attitudes and risk perception of university students from the pharmacy about AIDS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia e Saúde

On-line version ISSN 2177-093X

Abstract

FRANCO JUNIOR, Alberto José de Amorim; HELENO, Maria Geralda Viana  and  LOPES, Andressa Pereira. Qualidade de vida e controle glicêmico do paciente portador de Diabetes Mellitus tipo 2. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2013, vol.5, n.2, pp. 102-108. ISSN 2177-093X.

Diabetes Mellitus é uma doença crônica degenerativa que impõe uma série de limitações aos seus portadores. Por isso, considerou-se que o estudo da qualidade de vida das pessoas com essa doença pode trazer conhecimento para melhorar as intervenções junto a esses pacientes. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a qualidade de vida e o controle glicêmico de portadores de Diabetes Mellitus tipo2. Tratou-se de um estudo descritivo e transversal, desenvolvido com 120 pacientes atendidos no ambulatório de endocrinologia de um hospital situado na cidade de São Bernardo do Campo. Para a coleta dos dados, foram utilizados os seguintes instrumentos: questionário para caracterização da população e questionário de WHOQOL-Bref. Os resultados indicaram que o domínio das relações sociais foi o que mais contribuiu para maior qualidade de vida dos pacientes. Conclui-se que as avaliações médicas devem ser atreladas a avaliações da qualidade de vida para redimensionaras intervenções nestes pacientes.

Keywords : Qualidade de vida; Diabetes mellitus tipo2; Avaliação; Intervenção.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )