SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Qualidade de vida e controle glicêmico do paciente portador de Diabetes Mellitus tipo 2Do canônico e do hegemônico na apropriação do preconceito racial em crianças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

VASCONCELOS, Dalila Castelliano de  e  COELHO, Angela Elizabeth Lapa. Conhecimentos, atitudes e percepção de risco dos acadêmicos de farmácia frente a AIDS. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2013, vol.5, n.2, pp. 109-117. ISSN 2177-093X.

O objetivo desta pesquisa foi analisar os conhecimentos, atitudes e percepção de risco dos estudantes do Curso de Farmácia frente à AIDS. Foi utilizado um questionário estruturado com questões sobre: conhecimentos sobre a identidade do HIV, atitudes frente à AIDS, percepção de risco frente à AIDS e dados demográficos. Participaram 88 estudantes dos quatro anos do Curso de Farmácia, com idade média de 20,6 anos predominando o sexo feminino. A maioria dos acadêmicos tem conhecimento sobre HIV/AIDS, porém, quase 40% não sabem da inexistência da vacina contra AIDS. As atitudes e percepção de risco frente ao HIV/AIDS são preocupantes, pois mais de 40% responderam que não correm o risco de pegar AIDS. Os acadêmicos revelaram sentirem-se despreparados para trabalhar nessa área. Assim, faz-se necessário que o assunto seja tratado como conteúdo transversal durante a formação acadêmica.

Palavras-chave : AIDS; Prevenção; Epidemia; Conhecimento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )