SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Conocimientos, actitudes e percepción de riesgo de los estudiantes de la carrera de farmacia frente al SIDALa metodología cualitativa en el estudio del abuso sexual intrafamiliar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia e Saúde

versión On-line ISSN 2177-093X

Resumen

DUARTE, Rebeca Oliveira  y  ROAZZI, Antonio. Do canônico e do hegemônico na apropriação do preconceito racial em crianças. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2013, vol.5, n.2, pp. 118-126. ISSN 2177-093X.

Este estudo visa trazer a reflexão sobre a apropriação do racismo entre crianças, relacionando os construtos do canônico, examinado por Bruner em sua obra Actos de Significado(2008), e do hegemônico em Gramsci, em Cadernos do Cárcere (tradução, 2004). Sob essas conceituações, são trazidas as formulações a respeito de como a criança realiza a habilidade de marcar o que é culturalmente canônico, relacionando-as aos conceitos de hegemonia, ideologia e senso comum. Se a estrutura narrativa possibilita compreensões ainda pré-linguísticas de significados (Bruner, 2008), conclui-se que haveria o início de uma internalização do racismo hegemônico anterior mesmo à expressão linguística pela criança, sugerindo reflexões acerca da superação do preconceito racial na infância.

Palabras clave : Canonicidade; Hegemonia; Racismo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )