SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Conhecimentos, atitudes e percepção de risco dos acadêmicos de farmácia frente a AIDSA metodologia qualitativa no estudo do abuso sexual intrafamiliar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

DUARTE, Rebeca Oliveira  e  ROAZZI, Antonio. Do canônico e do hegemônico na apropriação do preconceito racial em crianças. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2013, vol.5, n.2, pp. 118-126. ISSN 2177-093X.

Este estudo visa trazer a reflexão sobre a apropriação do racismo entre crianças, relacionando os construtos do canônico, examinado por Bruner em sua obra Actos de Significado(2008), e do hegemônico em Gramsci, em Cadernos do Cárcere (tradução, 2004). Sob essas conceituações, são trazidas as formulações a respeito de como a criança realiza a habilidade de marcar o que é culturalmente canônico, relacionando-as aos conceitos de hegemonia, ideologia e senso comum. Se a estrutura narrativa possibilita compreensões ainda pré-linguísticas de significados (Bruner, 2008), conclui-se que haveria o início de uma internalização do racismo hegemônico anterior mesmo à expressão linguística pela criança, sugerindo reflexões acerca da superação do preconceito racial na infância.

Palavras-chave : Canonicidade; Hegemonia; Racismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )