SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2A lei e a norma na psicanáliseVivências em uma comunidade terapêutica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

ARRAIS, Alessandra da Rocha  e  MOURAO, Mariana Alves. Proposta de atuação do psicólogo hospitalar em maternidade e UTI neonatal baseada em uma experiência de estágio. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2013, vol.5, n.2, pp. 152-164. ISSN 2177-093X.

Atualmente, já é possível encontrar muitos escritos a respeito da atuação de psicólogos em hospitais, principalmente em relação a seu papel, que geralmente está associado a ajudar pacientes e acompanhantes a lidarem com suas doenças e hospitalização. Porém, encontra-se pouco na literatura a respeito da atuação do psicólogo hospitalar aplicada à obstetrícia. Há muitos livros e artigos que tratam a respeito da relação mãe/bebê, dos sentimentos e emoções de casais que passam pela gestação, parto e pós-parto. Porém, não há uma sistematização de como podemos usar este conhecimento na prática dos psicólogos nas maternidades e UTIs Neonatais. Pretendemos com este trabalho compartilhar com os psicólogos hospitalares nossa experiência em uma maternidade e na UTI Neonatal de um hospital privado, sugerindo uma proposta que construímos para estruturar e facilitar a atuação de psicólogos nesta área. O mesmo é resultado de um estágio acadêmico de pós- graduação na Universidade Católica de Brasília-UCB, realizado em uma maternidade particular de Brasília.

Palavras-chave : Psicólogo hospitalar; Maternidade; UTI Neonatal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )