SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue2Motion performance psychologist's hospital in maternity and newborn ICU based on a stage experience author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia e Saúde

On-line version ISSN 2177-093X

Abstract

PACHECO, Alice Leonardi  and  SCISLESKI, Andrea. Vivências em uma comunidade terapêutica. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2013, vol.5, n.2, pp. 165-173. ISSN 2177-093X.

O presente artigo tem como objetivo abordar o contexto de uma comunidade terapêutica, suas práticas, limitações e vivências dos usuários de álcool e drogas dentro desse espaço de confinamento, fazendo também uma discussão entre a abordagem da abstinência, vigente na instituição, e a política de redução de danos. As problematizações aqui feitas emergem a partir da experiência vivenciada através de práticas de Psicologia Social que se realizaram na comunidade terapêutica de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul, Brasil. Conclui-se que o discurso moral, proveniente tanto da estrutura e da rotina do local quanto das políticas de tolerância zero, produz efeitos nos sujeitos internados. Ademais, a caracterização das comunidades terapêuticas concerne a intervenções que buscam uma espécie de cura pela fé, e não um projeto engajado com um tratamento profissional em saúde para os usuários.

Keywords : Drogas; Comunidade terapêutica; Abstinência; Redução de danos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )