SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Propuesta para el papel del psicólogo de la salud en la maternidad y UCI neonatal basado en una experiencia stage índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia e Saúde

versión On-line ISSN 2177-093X

Resumen

PACHECO, Alice Leonardi  y  SCISLESKI, Andrea. Vivências em uma comunidade terapêutica. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2013, vol.5, n.2, pp. 165-173. ISSN 2177-093X.

O presente artigo tem como objetivo abordar o contexto de uma comunidade terapêutica, suas práticas, limitações e vivências dos usuários de álcool e drogas dentro desse espaço de confinamento, fazendo também uma discussão entre a abordagem da abstinência, vigente na instituição, e a política de redução de danos. As problematizações aqui feitas emergem a partir da experiência vivenciada através de práticas de Psicologia Social que se realizaram na comunidade terapêutica de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul, Brasil. Conclui-se que o discurso moral, proveniente tanto da estrutura e da rotina do local quanto das políticas de tolerância zero, produz efeitos nos sujeitos internados. Ademais, a caracterização das comunidades terapêuticas concerne a intervenções que buscam uma espécie de cura pela fé, e não um projeto engajado com um tratamento profissional em saúde para os usuários.

Palabras clave : Drogas; Comunidade terapêutica; Abstinência; Redução de danos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )