SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1A razão e a loucura na literatura: um estudo sobre o alienista, de Machado de AssisFeminismo em tempos de tecnocegonha: uma discussão acerca das novas tecnologias reprodutivas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

ALEX ANDRADE, Mesquita; LOBATO, Juliana Lima; LIMA, Valentina Ferreira Santos de Almada  e  BRITO, Kheslen Pereira. Estresse, enfrentamento e sua influência sobre a glicemia e a pressão arterial. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2014, vol.6, n.1, pp. 48-55. ISSN 2177-093X.

O estresse é considerado um fator que pode influenciar ou desencadear diferentes tipos de doenças, dentre elas a hipertensão arterial e a diabetes, porém o mesmo se torna crônico apenas quando as estratégias de enfrentamento do individuo falham. Os principais objetivos do estudo foram: verificar se os trabalhadores de um órgão público apresentam estresse, se existe correlação entre estresse e pressão arterial e nível glicêmico e quais as estratégias de enfrentamento utilizadas. Foi aferida a pressão arterial e medida a glicemia pós-prandial e aplicado o Inventário Lipp de Estresse Adulto e a Escala de Coping Ocupacional. Os resultados mostraram que 27,41% dos participantes apresentam estresse. O tipo predominante de estratégia de enfrentamento foi de "controle". Não foi verificada correlação significativa entre estresse e idade, estresse e pressão arterial e estresse e nível glicêmico. Os tipos de estratégias de enfrentamento de estresse utilizados pouco influenciaram na pressão arterial e na glicemia.

Palavras-chave : Estresse; Enfrentamento; Pressão arterial; Glicemia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )