SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Feminismo em tempos de tecnocegonha: uma discussão acerca das novas tecnologias reprodutivasFatores que dificultam a perda de peso em mulheres obesas de graus I e II índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

SANTOS, Mariana Moura dos; BOING, Elisangela; OLIVEIRA, Zaira Aparecida Custódio de  e  CREPALDI, Maria Aparecida. Diagnóstico pré-natal de malformação incompatível com a vida: implicações psicológicas e possibilidades de intervenção. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2014, vol.6, n.1, pp. 64-73. ISSN 2177-093X.

Os avanços tecnológicos permitiram acesso, cada vez mais, a informações sobre os fetos, inclusive no que diz respeito à detecção de malformações fetais, as quais podem gerar sérias repercussões psicológicas nos pais e familiares. Diante disto, este artigo tem como objetivo discorrer acerca dos diagnósticos de malformações fetais incompatíveis com a vida, em três tópicos: repercussões psicológicas desses diagnósticos nas gestantes e famílias; pontos críticos do acompanhamento pré-natal: revelação de diagnóstico e interrupção legal da gestação; possibilidades de intervenção psicológica em ambulatórios de pré-natal. Espera-se que este trabalho possa servir de subsídio para incentivar a reflexão e a discussão sobre essa temática e assim contribuir com o trabalho dos profissionais que atuam com as famílias que vivenciam essa situação.

Palavras-chave : Malformação-fetal; Psicologia; Pré-natal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )