SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Diagnóstico pré-natal de malformação incompatível com a vida: implicações psicológicas e possibilidades de intervençãoQualidade de vida do profissional técnico de enfermagem: a realidade de um hospital filantrópico em Dourados-MS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

OLIVEIRA, Ana Paula da Silva Vasques0  e  SILVA, Marília Marques da. Fatores que dificultam a perda de peso em mulheres obesas de graus I e II. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2014, vol.6, n.1, pp. 74-82. ISSN 2177-093X.

O estudo tem o objetivo de investigar fatores que dificultam a perda de peso em cinco mulheres obesas de graus I e II. Os dados foram coletados e analisados a partir de entrevistas e a aplicação da escala de figuras de Stunkard e o questionário dos três fatores alimentares. Foi verificado que as participantes querem emagrecer para ter uma maior proximidade com suas identidades. Apresentam uma expectativa de que o emagrecimento melhore outras áreas da vida, como o relacionamento com as pessoas. Acreditam que as mulheres sofrem mais em relação ao peso do que os homens em nossa sociedade, pois são mais influenciadas a ter um corpo magro. A obesidade causa sofrimento para as entrevistadas, ao mesmo tempo em que o ato de comer é tido como um tranquilizador, uma forma de diminuir a ansiedade e a angústia.

Palavras-chave : Obesidade feminina; Família; Fatores emocionais; Aspectos psicossociais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )