SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Intimidades e violências:: a intimidade conjugal violenta e a destruição da privacidade pessoal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

GAY-SYLVESTRE, Dominique. Glamour, marketing e bisturi: o concurso de Miss Venezuela. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2014, vol.6, n.1, pp. 102-108. ISSN 2177-093X.

O fenômeno de massa produzido pelo concurso de Miss Venezuela, foi transformada em uma obsessão nacional. Orgulho de um povo, que inflama as paixões e ilumina os sonhos de venezuelanos. Para as selecionadas, este é o começo de sacrifícios e transformações sem nome, sob o olhar atento do Presidente do Concurso intratável, Osmel Souza. Moldada de acordo com critérios estéticos ditados pelo estilista e criador, o corpo e a mente meninas são postas à prova. Mas a coroa de Miss Venezuela e mais tarde as de Miss Universo e Miss Mundo estão em jogo: as luzes, fama, luxo vai fazê-las esquecer, por um momento, um mundo onde o conceito, pervertido, da beleza plástica ignora os seres humanos.

Palavras-chave : Concurso; Miss Venezuela; Corpo; Moda; Beleza.

        · resumo em Francês | Inglês     · texto em Francês     · Francês ( pdf )