SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Patriarcado a feminilidade: a violência sexual e os conflitos de gênero na prosa romântica Calixthe BeyalaConvenção 210 do conselho da europa (2011) sobre a prevenção e a luta contra a violência contra as mulheres e a violência doméstica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia e Saúde

versión On-line ISSN 2177-093X

Resumen

CABALOUE, Sophie. La violence conjugale lesbienne dans la géométrie insensée de l'amour de Susana Guzner. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2014, vol.6, n.1, pp. 119-123. ISSN 2177-093X.

A novela Susana Guzner, La insensata geometría del amor, publicada em 2001 e traduzido para o francês em 2005, atualiza um fato muitas vezes esquecido: a violência doméstica lésbica. O escritor argentino, exilado nas Canárias após o assassinato de sua irmã por parte das forças armadas do regime militar, usa a escrita como "máquina de guerra". Este romance tem a aparência de uma história de amor simbiótica entre duas mulheres, como ele é mais uma paixão destrutiva, onde o carrasco não é um militar, mas uma mulher lésbica. Manipulações psicológicas implementadas e a violência física no casal permitem que o autor exponha uma realidade invisível, mas também a considerar a violência em sua pior perversidade e, finalmente, provar que não está forçosamente onde esperamos.

Palabras clave : Lésbica; Lesbofobia; Violência doméstica; Estereótipos de gênero.

        · resumen en Francés | Inglés     · texto en Francés     · Francés ( pdf )