SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Juventude e movimentos na/da cidade: experienciando a promoção de saúdePrática de pesquisa e saúde docente: a narratividade como estratégia metodológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

SILVA, Maria Fabiana Machado da; TELES, Lauriane Maria dos Santos; ARAGAO, Savanna de Brito Ximenes  e  SILVA, Carla Fernanda de Lima Santiago da. Estudo avaliativo da predisposição à síndrome de burnout em professores de uma Universidade de Parnaíba-PI. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2014, vol.6, n.2, pp. 28-36. ISSN 2177-093X.

Síndrome de burnout é um estresse ocupacional comum, principalmente, em profissionais atuantes em uma relação ininterrupta e emocional com outras pessoas (Tibúrcio & Moreno, 2009). Avaliou-se sua predisposição em docentes de uma Universidade de Parnaíba-PI, utilizando-se do Maslach Burnout Inventory (MBI) e um questionário sociodemográfico. Para análise, empregou-se o software estatístico SPSS, versão 18.0, realizando-se análise de frequência dos dados sociodemográficos, Análise Fatorial (AF), que obteve três fatores: Exaustão, Realização Profissional, Despersonalização; Alpha de Cronbach 0,87; 0,79; 0,63, respectivamente, e média de cada dimensão para identificar a predisposição. Obtiveram-se baixos níveis de Exaustão e Despersonalização e altos de Realização Profissional; no entanto, em relação à frequência de pessoas, identificou-se um número significativo com índices médios de Exaustão, sugerindo alerta sobre a predisposição ao burnout.

Palavras-chave : Professores universitários; Exaustão; Síndrome de burnout.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )