SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Reflexiones sobre el trastorno de identidad de género ante los servicios de salud: revisión bibliográficaLa clínica de la actividad y taller fotografico: electricistas en foco índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia e Saúde

versión On-line ISSN 2177-093X

Resumen

TAGUCHI, Mychele Capellini Moris  y  PIO, Danielle Abdel Massih. Uma leitura psicanalítica da vivência da maternidade nos casos de aborto e prematuridade. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2014, vol.6, n.2, pp. 56-61. ISSN 2177-093X.

A maternidade é um momento em que a mulher passa por transformações orgânicas e psíquicas. Por vezes a vivência é assustadora, podendo a gestante ter complicações e evoluir para patologias e sintomas chegando, muitas vezes, a experimentar situações de aborto ou prematuridade. Utilizando as bases BVS, LILACS, SCIELO, MEDLINE e BIREME, foram encontradas publicações no período de 1980 a 2012. Sustentados por casos atendidos durante o Programa de Aprimoramento Profissional em Psicologia Hospitalar da Faculdade de Medicina de Marília/SP, os autores fazem uma leitura psicanalítica hipotetizando que a preponderância de ansiedades persecutórias podem ser determinantes para a evolução das gestações para situações de aborto e prematuridade. Conclui-se que, em geral, a revisão bibliográfica reforça a necessidade de atenção a essas gestantes no intuito de auxiliá-las a vivenciar tal situação de forma menos atemorizante, com direcionamento a uma prevenção em saúde mental e, de maneira geral, a um cuidado em saúde.

Palabras clave : Maternidade; Aborto; Prematuridade; Fantasias psíquicas; Ansiedade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )