SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Jovem para sempre! publicidade em revistas femininas e suas promessas de administração do tempoPsicanálise e psicoterapia psicanalítica: tangências e superposições índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

OLIVEIRA, André Luiz de  e  TRINDADE, Ellika. Apontamentos acerca da subjetividade e dos processos de subjetivação no mundo contemporâneo e suas repercussões na clínica psicoterápica. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2015, vol.7, n.1, pp. 30-38. ISSN 2177-093X.

Este artigo tem como objetivo problematizar a questão da subjetividade e dos processos de subjetivação na contemporaneidade e suas repercussões na clínica psicológica. Buscou-se realizar uma revisão crítica sobre como se caracteriza a subjetividade e como ela se constitui nos dias atuais. Utiliza-se o conceito de pós-modernidade para caracterizar nosso viver contemporâneo, tentando descrever a dinâmica desta pós-modernidade de modo a relacioná-la com os processos de subjetivação desenvolvidos hoje em dia. Aborda-se a questão de qual poderia ser a atuação da Psicologia neste contexto, sendo oferecidas indicações acerca do possível posicionamento de seu profissional, para gerir e auxiliar verdadeiramente seus pacientes diante da atual conjuntura. Por fim, considera-se que abordar a questão da subjetividade é algo complexo, no entanto, é possível considerar que o psicólogo clínico interessado e disposto a ajudar realmente seu paciente a entender os processos que o envolvem atualmente, deve antes de tudo saber compreender estes processos.

Palavras-chave : Subjetividade; Processos de subjetivação; Pós-modernidade; Psicologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License